quinta-feira, 30 de junho de 2016

Dia Mundial do Refugiado

O Dia do Refugiado, comemorado no dia 20 de junho, foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2000, através da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR). Essa data visa homenagear a coragem e a força das milhões de pessoas que são obrigadas a fugir de suas casas e se refugiar em outras localidades para evitar perseguições, calamidades naturais ou guerras. O principal objetivo também é discutir com a sociedade e os governos a ideia da solidariedade, respeito e responsabilidade que as nações devem ter com os povos refugiados, pois eles vêm de zonas de conflito e de lugares onde são perseguidos por seus pensamentos, por sua raça, sua religião, sua orientação sexual, e/ou suas opiniões políticas.

De acordo com dados da ACNUR, atualmente existem aproximadamente 60 milhões de pessoas ao redor do mundo que são obrigadas a estar fora de suas localidades de origem por motivos de guerra, perseguições e conflitos armados. A maioria dos refugiados são de regiões como o Oriente Médio, a África Oriental e o Sudoeste Asiático, e são compostos na maioria por crianças e jovens com menos de 18 anos. As regiões com maior número de refugiados no mundo são: Oriente Médio, Sudeste Asiático, África Oriental e Corno da África.


O Brasil abriga mais de 8 mil refugiados de 81 nações diferentes, e durante esta data, núcleos da ONU no país organizam diversas atividades de homenagem e conscientização civil sobre os motivos que levam os refugiados a abandonarem os seus lares.



0 comentários:

Postar um comentário